Não sou de comentar por aqui, mas tenho um Projeto de Português com turmas de séries iniciais do Ensino Fundamental. E como toda professora de projeto, tenho ideias mirabolantes que acabam sendo aprovadas pela diretora e são colocadas em prática.

Bom, pois tive uma ideia para aplicar em Produção Textual com o Ensino Médio que acabou se mostrando plenamente aplicável aos miúdos.

Eis a ideia: Um caderninho brochura para os alunos deslindarem suas impressões sobre o assunto que mais pareceu polêmico para eles ao longo da semana corrente. Simples assim. Abre o caderno, referencia a semana e bota as ideias e opiniões no papel. Para o Médio eu pedi frente e verso de uma folhinha do tal caderno, coisa bem simples. Pros pequenos pedi só frente.

Por que essa ideia paralela aos trabalhos semanais? Simples, porque penso que a escrita se aprimora não só pela leitura, mas pela própria prática constante dela. E já que a prática escrita dos alunos se resume a twitter, tumblr e facebook, decidi fazê-los confrontarem a escrita pela escrita. Papel e caneta.

Claro que a parte de correção é insana, porque eu corrijo caderno por caderno, verificando ortografia, pontuação e todos os detalhes. No final, ao invés de tentar matar os alunos com uma caneta vermelha, escrevo bilhetinhos opinando sobre o assunto, sugerindo mudanças mais técnicas e incentivando para obter mais escritos na semana seguinte.

Só que o mais legal de tudo é que eu também fui desafiada a ter meu caderninho. Então eu também estou produzindo para os alunos. Portanto, a partir desta semana, toda quarta-feira vai entrar um texto da semana. Vou categorizar como Projeto de Português (são os pequeninos) e Produção textual (são os marmanjos do Médio). Nessas categorias vou expôr o MEU texto da semana, até para acesso dos alunos que não conseguiram pegar meu caderno (já perdi dois cadernos).

Peço, a quem me acompanhe, que opine e dê ideias. Está aberto o projeto de escrita da Debs!

